Turismo

Grão Mogol e outras vilas brasileiras concorrem ao prêmio da ONU de melhores destinos turísticos

Oito vilas brasileiras, com destaque para Grão Mogol, Minas Gerais, competem no prestigiado prêmio "Melhores Vilas Turísticas" da ONU Turismo

Grão Mogol e outras vilas brasileiras concorrem ao prêmio da ONU de melhores destinos turísticos -  (crédito: Uai Turismo)
Grão Mogol e outras vilas brasileiras concorrem ao prêmio da ONU de melhores destinos turísticos - (crédito: Uai Turismo)
Grão Mogol e outras vilas brasileiras concorrem ao prêmio da ONU de melhores destinos turísticos (Casa da Cultura Terezinha Vasques (Foto: Secretaria de Turismo de Grão Mogol))

Em uma iniciativa que busca projetar o turismo local no cenário internacional, Grão Mogol, que fica no nordeste de Minas na Cordilheira do Espinhaço com suas belezas naturais e histórico-cultural, é uma das oito vilas brasileiras indicadas ao prêmio da ONU. A cerimônia de premiação ocorrerá de 7 a 11 de novembro na Arábia Saudita e irá reconhecer essas charmosas vilas como melhores destinos turísticos.

Grão Mogol: Joia Mineira

Grão Mogol já é reconhecida por seu rico cenário natural e cultural. Com uma vibrante produção agrícola e culinária típica, a vila oferece experiências autênticas de turismo rural. Suas paisagens preservadas e a serenidade local fazem da cidade um destino ideal para quem busca escapismo e conexão com a história. Hospedagens rurais com vivências do cotidiano do produtor, em meio à natureza, paisagens do cerrado e a gastronomia mineira completam o cenário do município.

LEIA TAMBÉM: Conclave: o livro, o filme e um dia na Praça São Pedro

Outras vilas competidoras

  • Antônio Prado (RS): Conhecida por seu patrimônio arquitetônico italiano e vales exuberantes.
  • Cocanha (SP): Destaca-se pelo turismo de base comunitária e cultura caiçara.
  • Conceição de Ibitipoca (MG): Famosa por suas belezas naturais e hospitalidade acolhedora.
  • Delfinópolis (MG): Envolve-se na cultura canastreira, especialmente no Queijo Canastra.
  • Leoberto Leal (SC): Oferece ecoturismo e experiências culturais imersivas.
  • Linha Bonita (RS): Resistência cultural dos imigrantes italianos e beleza da Serra Gaúcha.
  • Piraí (SC): Valorizada por suas paisagens naturais e tradição germânica.

Encontro de tradição e inovação

Ao serem indicadas, essas vilas não só promovem suas belezas únicas, mas também destacam práticas de turismo sustentável que valorizam tradições culturais e naturais. O reconhecimento pelo prêmio da ONU poderá integrar duas dessas vilas à rede mundial de melhores vilas turísticas, reforçando o papel do Brasil no turismo internacional.

Siga o @portaluaiturismo no Instagram e no TikTok @uai.turismo

Uai Turismo
Isabella Ricci - Uai Turismo
postado em 23/05/2025 19:04
x