PARAÍBA

Presidente de Câmara Municipal diz que mulher "não apanhou, mas deveria"

A senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) destacou que declarações como essa reforçam o machismo e a violência contra mulheres

A declaração ocorreu na sexta-feira (9/5), durante a 1ª Sessão Itinerante, e foi feita após um morador relatar uma suposta agressão a uma funcionária da Prefeitura -  (crédito: Reprodução/Câmara Municipal de Jacaraú)
A declaração ocorreu na sexta-feira (9/5), durante a 1ª Sessão Itinerante, e foi feita após um morador relatar uma suposta agressão a uma funcionária da Prefeitura - (crédito: Reprodução/Câmara Municipal de Jacaraú)

O presidente da Câmara Municipal de Jacaraú (PB), o vereador Genésio Pessoa (PSB), afirmou que uma mulher “não apanhou, mas deveria”. A declaração ocorreu na sexta-feira (9/5), durante a 1ª Sessão Itinerante, e foi feita após um morador relatar uma suposta agressão a uma funcionária da Prefeitura.

Ainda segundo o vereador, a mulher estaria atrapalhando o trabalho de funcionários da Câmara. Apesar de ter se desculpado posteriormente, alegando que a funcionária teria desacatado servidores, a fala de Genésio gerou repercussão negativa.

A senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), coordenadora do projeto Antes que aconteça, repudiou a atitude do vereador e destacou que declarações como essa reforçam o machismo e a violência contra mulheres.

Veja o vídeo:

"A luta pelo fim da violência contra a mulher é diária, necessária e urgente. Para isso, a senadora conclama a sociedade como um todo para que cada um faça sua parte para que uma mulher não sinta medo simplesmente por ser mulher", diz a nota divulgada pela equipe da parlamentar.

Na mesma sessão, que celebrava o aniversário do Distrito de Formosa,  o vereador Genésio voltou a discursar e pediu desculpas pela fala. "Quero deixar bem claro isso, não estou incentivando ninguém a bater e nem apanhar. O que eu quero é que se tenha respeito na Câmara Municipal. Houve uma confusão, as funcionárias de nossa Casa, que são excelentes funcionárias, tiraram [os envolvidos] o mais rápido possível e ninguém apanhou e ninguém bateu. E quando eu falei aqui na questão que merecia, porque foi desacatar quem estava trabalhando. Eu peço desculpa pelo que falei, mas que se respeite aquela Casa”, afirmou.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

postado em 13/05/2025 09:20
x