ASTRONOMIA

Hubble flagra berçário de estrelas e imagem surpreende

Registro mostra camadas de nuvens de gás e poeira em diferentes cores, desde tons azul e verde até rosa, vermelho e preto

A Nasa também compartilhou um registro da Nebulosa da Tarântula, localizada na galáxia Grande Nuvem de Magalhães -  (crédito: ESA/Hubble & NASA, C. Murray)
A Nasa também compartilhou um registro da Nebulosa da Tarântula, localizada na galáxia Grande Nuvem de Magalhães - (crédito: ESA/Hubble & NASA, C. Murray)

O telescópio espacial Hubble flagrou uma das vizinhas da galáxia Via Láctea, a Grande Nuvem de Magalhães. Classificada como uma galáxia anã, ela está localizada a aproximadamente 160 mil anos-luz de distância da Terra.

"Esta visão das nuvens de gás empoeiradas combina observações feitas com cinco filtros diferentes, incluindo alguns que capturam luz ultravioleta e infravermelha que o olho humano não consegue ver", diz a Nasa.

A imagem, divulgada na sexta-feira (16/5), mostra camadas de nuvens de gás e poeira em diferentes cores, desde tons azul e verde até rosa, vermelho e preto, cada uma indicando a luz emitida por diferentes moléculas.

  • Galáxia Grande Nuvem de Magalhães
    Galáxia Grande Nuvem de Magalhães ESA/Hubble & NASA, C. Murray
  • Nebulosa da Tarântula
    Nebulosa da Tarântula ESA/Hubble & NASA, C. Murray

A Nasa também compartilhou um registro da Nebulosa da Tarântula, localizada na galáxia Grande Nuvem de Magalhães. "Esta nebulosa é uma das regiões mais produtivas formadoras de estrelas no universo próximo, e mesmo que os seus grãos de poeira individuais sejam incrivelmente pequenos, muito menores do que a largura de um único cabelo humano, a gravidade reúne-os em discos ao redor dessas estrelas para formar grumos maiores", explica a agência espacial norte-americana.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

postado em 23/05/2025 11:01
x