
Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram registrar como plantas montam paredes celulares protetoras. As sequências de imagens fornecem informações sobre a formação dessa estrutura, o que pode levar a inovações em produtos derivados de vegetais, como biocombustíveis renováveis. O vídeo inédito foi divulgado pela revista Science Advances, na terça-feira (1º/4).
As paredes celulares são feitas principalmente de celulose, uma cadeia de moléculas de açúcar. “A celulose é o composto orgânico mais abundante do planeta. Mas ainda não sabemos como ela é sintetizada", diz o bioengenheiro Shishir Chundawat da Rutgers University (EUA).
Os cientistas querem entender como a celulose é feita não apenas porque ela é útil para muitos materiais feitos pelo homem, incluindo papel e tecido, mas também para que possa ser decomposta de forma mais eficiente em produtos como biocombustíveis.
Veja o vídeo:
Quatorze células foram fotografadas a cada seis minutos por cerca de 24 horas, enquanto regeneravam suas barreiras protetoras. Parte do processo foi tão rápido que células adicionais foram registradas em intervalos de 20 segundos por uma a duas horas.
Os pesquisadores identificaram quatro estágios de desenvolvimento da parede celular. Primeiro, enzimas na camada externa da célula bombeiam pequenos pedaços de celulose que “nadam” na superfície da célula.
Em seguida, esses fragmentos começam a colidir e se prender uns aos outros. Então, conforme as fibras de celulose continuam a engrossar e alongar, elas também se conectam com fibras perpendiculares para formar uma malha. Finalmente, essa malha de celulose continua se reorganizando e compactando até se tornar uma parede celular rígida e estável.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Para o biofísico Sang-Hyuk Lee, o estudo é “um grande o à frente em termos de compreensão dos fundamentos da biologia vegetal”.
O estudo foi publicado na revista Science Advances e pode ser ado na íntegra neste link.