
Duas antas foram atacadas por cães no Parque Nacional de Brasília, resultando na morte de um dos animais e deixando o outro gravemente ferido. O caso levanta preocupações sobre a presença de animais domésticos abandonados em áreas de conservação.
Ao Correio, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) alertou para o crescente problema da invasão de cães e gatos em unidades de conservação. Segundo o órgão, esses animais são frequentemente abandonados pela população e, por instinto, atacam a fauna nativa, que não possui defesas contra esses predadores.
“O Parque Nacional de Brasília, assim como outras unidades de conservação, estão sofrendo com a invasão de animais e plantas devido às atividades humanas. Até recentemente, o parque fazia capturas e levava para o centro de zoonoses (doenças infecciosas transmitidas entre animais e humanos). Recentemente, o centro parou de receber. O parque tentou destinar para adoção, sem sucesso. Então, sem destinação, não temos como recolher os animais. É um problema sócio ambiental que ameaça a fauna nativa e também a saúde e integridade da população”.
Essa é uma das principais ameaças a fauna e a flora do Cerrado que exige uma ação conjunta e articulada de várias instituições e da sociedade.
*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Saiba Mais